quarta-feira, 6 de julho de 2011

Historia Do Gta

Gta = Grand Theft Auto em portugues (Grande Ladrão De Carros)
Grand Theft Auto (GTA) é uma série de jogos de computador e videogame criada por David Jones. Os jogos atualmente são em sua maioria criados e desenvolvidos pela Rockstar North, empresa subdisiária da Rockstar Games e distribuidos pela Take-Two Interactive.
Os jogos fizeram muito sucesso e estima-se que foram vendidas mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo.
Grand Theft Auto é um tipo penal, em inglês, usado para identificar furtos de veículos automotores com um valor maior de $400 USD. "Theft" significa furto, "grand" é o termo usado para designar furtos de valor elevado e "auto" designa o objeto do crime, nesse caso sendo veículos como carros e caminhões. No Brasil, a tradução chegou como O Grande Ladrão de Carros, (em Portugal como "Grand Roubo de Carros) apesar de o título do jogo fazer referência ao nome legal do crime em inglês.
A jogablidade consiste em uma mistura de ação, aventura e direção com alguns elementos de RPG, corrida e stealth. O jogo é considerado exclusivamente dedicado a adultos, por conter um alto nível de liberdade para o jogador fazer o que desejar (matar, roubar, agredir, entre outras coisas) além de conter um pequeno apelo sexual.
O jogador controla um único personagem, que é o protagonista. Este é um criminoso que precisa realizar missões para os outros personagens do jogo e assim dando prosseguimento a história.
Níveis de procurado
A polícia, que está presente em todos os jogos da série, sendo um dos elementos mais importantes, pois o personagem por ser ladrão cometerá alguns delitos logo será perseguido para ser capturado ou morto dependendo do nível da ação. A medida que o jogador escapa e permanece vivo, maior o nível de procurado aumenta, o que leva a mais chances de ser capturado ou morto.
Abaixo os níveis de procurado e os recursos que a polícia usa para tentar capturar e prender o personagem ou matá-lo. Esses recursos podem variar de um jogo para o outro, mas em geral são parecidos:
1 estrela - Os policiais tentam bater no personagem para tentar fazer este cair e capturá-lo, mas não usam armas de fogo. Apenas um veículo policial aparece e com apenas um condutor, que dirige em velocidade razoável.
2 estrelas - Os policiais agora começam a usar pistolas para tentar matar o personagem. Nos veículos, existem dois policiais e são um pouco mais agressivos e tentam bloquear a passagem do carro do personagem para pegá-lo, ou até bater no mesmo para quebrá-lo e deixá-lo menos potente. Também são vistos barcos policiais.
3 estrelas - Os policiais estão em grande número e atiram para matar. Dirigem em máxima velocidade, criam barreiras de carros em principais avenidas e são vistos helicópteros, que também podem atirar no personagem.
4 estrelas - A SWAT tenta capturar o personagem junto com a polícia. Usam metralhadoras de médio nível e veículos emergenciais grandes. Em Grand Theft Auto IV a polícia é substituída pelo FBI.
5 estrelas - O FBI substitui a polícia e a SWAT, com carros mais potentes, com quatro agentes em cada um deles, armados com submetralhadoras. Também as vezes é possível ver viaturas policiais. Em Grand Theft Auto IV, outro helicóptero aparece para perseguir o jogador.
6 estrelas - Os máximos recursos de captura. O exército substitui o FBI e atiram com fuzis de assalto (M4/M16) de altíssimo nível. Além de carros policiais e militares estarem por toda a parte, em grande quantidade a cada olhar. Também utilizam tanques de guerrra e os helicópteros atiram com muito mais precisão. Em Grand Theft Auto IV, o exército foi retirado para aumentar a sensação de realidade do jogo. No lugar foi adicionado o "NOOSE" que é uma paródia a NSA e o FIB, que é uma versão do FBI.
Era Grand Theft Auto
Grand Theft Auto
O primeiro jogo da série é em 2D, e utiliza a visão de cima, é possível escolher personagens(Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy, Ulrika), mas que não faziam nenhuma diferença na história e se pode possível roubar qualquer veículo e usar vários tipos de armas. Acontece nas cidades de Liberty City(Nova Iorque), Vice City(Miami) e San Andreas(San Francisco), no ano de 1997. Foi lançado em 1997 para computador, PlayStation e Game Boy Color. Com o sucesso, o jogo teve duas expansões: Grand Theft Auto: London, 1969 e Grand Theft Auto: London, 1961
Grand Theft Auto: London, 1969
Expansão para Grand Theft Auto, em que se adiciona a cidade de Londres, e se passa no ano de 1969. Lançado em 1999 para computador e PlayStation.
Grand Theft Auto: London, 1961
A segundo expansão para Grand Theft Auto, em que se passa no ano de 1961 e se adiciona as cidades de Londres e Manchester. Foi lançada em 1999 para computador.
[editar]Era Grand Theft Auto 2
Baseado na primeira versão, na questão gráfica (visão de cima), o jogo teve várias mudanças significativas quanto aos gráficos e missões.
Grand Theft Auto 2
O jogo é também em 2D, mas dessa vez, com detalhes em 3D. o jogador controlava o personagem Claude Speed na cidade de Anywhere City (que significa "cidade qualquer"). Lançado em 1999 para computador, PlayStation, Dreamcast e Game Boy Color.
[editar]Era Grand Theft Auto III
A mais conhecida e popular das eras, e a que teve mais mudanças. O jogador controlava o personagem em uma grande cidade totalmente em 3D, o jogo também ganhou sequencias de vídeo.
Grand Theft Auto III
O jogador controlava o personagem Claude, em Liberty City, uma cidade inspirada em Nova Iorque, em 2001. Os veículos disponíveis para uso são: barcos, carro e um avião. O jogo foi lançado em 2001 para computador, PS2 e Xbox.
Grand Theft Auto: Vice City
O jogador controlava o personagem Tommy Vercetti, no ano de 1986, em Vice City, cidade inspirada em Miami. Novos veículos foram adicionados, como motos, helicópteros e muito mais; além de novas armas. O jogo foi lançado em 2002 para computador, PS2 e Xbox.
Grand Theft Auto: San Andreas
O jogador controlava o personagem Carl Jonhson, em 1992 no estado fictício de San Andreas, em que destacam-se as cidades de Los Santos (inspirada em Los Angeles), San Fierro (inspirada em San Francisco) e Las Venturas (inspirada em Las Vegas). O jogo ganhou um novo veículo: a bicicleta. Por algum motivo, San Andreas foi o mais modificado e o que tem mais mods disponíveis na internet. No Brasil, o mais famoso é o Grand Theft Auto: Rio de Janeiro. O jogo foi lançado em 2004 para Computador, PS2 e Xbox.
[editar]Advance
Grand Theft Auto Advance
O único jogo da Era Grand Theft Auto III em 2D, se passa em Liberty City no ano de 2000. O jogador controla o personagem Mike. O jogo foi lançado em 2004 para Game Boy Advance.
[editar]Stories
Algumas das versões tem o nome Stories, que significa em inglês, Histórias (ou Narrativa/Versão). Essas versões contam algum acontecimento nas cidades anos antes da versão a que se refere, com protagonistas diferentes.
Grand Theft Auto: Liberty City Stories
O jogo se passa em Liberty City, no ano de 1998. O personagem jogável é Toni Cipriani. Foi lançado em 2005 para PlayStation Portable e em 2006 para PlayStation 2. Foi bastante mal recebido pelos fãs, sendo considerado o pior jogo da série, por não ter aviões, helicopteros e por causa de sua jogabilidade pobre em comparação ao seu predecessor Grand Theft Auto: San Andreas, devido a fatos incompreensiveis pelos fãs como o de o personagem não saber nadar, considerando sua época de lançamento (2006).
Grand Theft Auto: Vice City Stories
O jogo se passa em Vice City, no ano de 1984. O personagem jogável é Victor Vance. Foi lançado em 2006 para PSP e PS2. O jogo sofreu algumas mudanças em relação a Liberty City Stories, em uma tentativa de consertar os erros feitos no episódio anterior, agora novamente o jogo possui helicopteros e alguns aviões escondidos e o personagem pode nadar (por um período curtissimo), mas ainda assim nao foi tão bem recebido como San Andreas mais uma vez por sua jogabilidade complicada e robotizada, um erro que persistiu desde Liberty City Stories.
[editar]Era Grand Theft Auto IV
Os gráficos melhoraram muito e grandes mudanças foram feitas, como agora é possível se esconder atrás de paredes, como escudo de defensa de tiros. Existe no mapa, quando você é procurado pela polícia, a área de rastreio da polícia e também, vários outros veículos e armas foram adicionados. A Era Grand Theft Auto IV se passa em Liberty City, quase idêntica a Nova Iorque. E com edifícios baseados nos próprios edifícios da cidade, ex.: Rotterdam Tower (baseado no Edifício Empire State), Schottler Tower (baseado no Edifício Chrysler) e a Estátua da Felicidade (baseada na Estátua da Liberdade)
Grand Theft Auto IV
O jogo se passa em Liberty City, totalmente em 3D e quase idêntica a Nova Iorque de verdade. A história se passa em 2008 e o personagem principal é Niko Bellic. O jogo foi lançado em 2008 para PS3, Xbox 360 e para computador com sistema operacional Windows.
Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned
É uma expansão para GTA IV, se passa novamente em Liberty City, protagonizado por Johnny Klebitz. O jogo foi lançado em 2009, para Xbox 360, PC e para PS3, onde pode ser adquirido na Xbox Live por 1600 pontos e $19.99 Dólares na PSN.
Grand Theft Auto IV: The Ballad of Gay Tony
A segunda expansão para GTA IV, novamente em Liberty City, e protagonizado por Luis Lopez. Do mesmo modo que The Lost and Damned disponível para PC, Xbox 360 e PS3, o jogo possui inovações comparado com as outras versões de GTA 4, como por exemplo paraquedas, tanque de guerra, baladas noturnas, etc.
Grand Theft Auto: Chinatown Wars
O jogo se passa mais uma vez em Liberty City, no ano de 2009 e protagonizado por Huang Lee. Lançado em 2009 somente para NDS e PSP.
Controvérsias
Por tratar-se de um jogo que explora muito a violência (roubo, homicídio) e prostituição a série sempre foi alvo de críticas contra sua temática, causando processos/protestos contra a criadora Rockstar Games. Várias pessoas assumiram ser contra a venda do jogo e lutam contra a distribuição, entre eles estão celebridades e políticos famosos, como o advogado Jack Thompson e as democratas Hillary Clinton e Julia Boseman.
Em GTA: Vice City, por exemplo, são retratadas membros de gangues cubanas matando integrantes de gangues haitianas. A situação causou uma enorme controvérsia por parte de grupos dos dois países, que alegaram um enorme desrespeito a sua cultura. Jean-Robert Lafortune da coligação haitiana americana se pronunciou negativamente sobre o caso, dizendo que o jogo fazia apologia a destruição humana e entre grupos e etnias. Como resultado, a Rockstar Games retirou a palavra "Haitianos" da legenda de uma das falas do jogo, em que um personagem dizia "Kill the Haitians dickheads".
O caso Hot Coffee foi um dos mais famosos escandalos relacionados a série. Tratava-se de um mini-game de sexo supostamente descoberto por hackers em que o jogador pode "transar" com sua namorada e seu objetivo é conseguir faze-la chegar ao orgasmo. A empresa alegou que o mini-game tratava-se de uma modificação (Mod), e não faz parte do jogo original, mas depois de muitos processos e multas o jogo recebeu uma nova classificação da ESRB, passou de M (Mature, 17+), para AO (Adults Only, 18+) - somente para Adultos de 18 anos ou mais.
Além de casos dentro do próprio jogo, a série também é acusada por fazer apologia a crimes, o que pode ter resultado em assassinatos cometidos por jogadores fanáticos no estado americano do Alabama e na cidade de Albuquerque. Os casos resultaram na proibição da venda do jogo na rede de supermercados Wal-Mart.
[editar]Modificações
As modificações (também conhecidas como Mods) são alterações feitas por jogadores com auxílio de programas de computador para adicionar ou mudar coisas no jogo, como substituir as roupas originais, adicionar veículos, e armas, missões, adicionar modo multiplayer e até mesmo mudar o jogador e o cenário.
As modificações são obtidas atráves de download via internet, e na maioria das vezes são exclusivas para versão para computador, pois as modificações nos jogos para consoles são muito mais difíceis de serem feitas e são consideradas pirataria pois é necessário copiar o jogo.
O ponto fraco de se adicionar modificações é que algumas delas podem afetar o desempenho do jogo, provocando diversos bugs, obrigando o jogador a perder o progresso no jogo e até mesmo tirando a sua integridade.
Na série, as modificações só começaram a ganhar popularidade a partir de Grand Theft Auto: Vice City, mas isso não significa que não existam para os jogos anteriores.
By Samuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário