quinta-feira, 7 de junho de 2012

E3 2012 - Prévia SimCity

By ɓʀuɳѳ ɦɑʀɗy

 Falaae galera, na E3 2012, a EA anunciou muitas coisas sobre o SimCity, e o Baixaki Jogos reuniu todas essas informações e fez uma super prévia, clique em "leia mais" para conferir...

Um dos grandes destaques na E3, principalmente da Electronic Arts, é o novo SimCity. O jogo que promete começar do zero a franquia (o que é perceptível até mesmo pelo nome adotado), mostra que ser um bom prefeito pode ser muito mais difícil do que parece.
Isso porque a mecânica do jogo está completamente diferente, já que tudo funciona em uma relação de causa-efeito. Depois de um pouco de desapontamento quando a franquia foi feita por outra desenvolvedora e desagradou os fãs, esse novo título promete conquistar todos.
Pudemos dar uma olhada no game em um estande fechado da empresa, com uma demonstração feita na hora para explicar como tudo funciona. Como SimCity ainda está em estágios relativamente iniciais de desenvolvimento, não pudemos jogar, tirar fotos ou filmar o que era exibido. Mas não houve desapontamento.
A visão com efeito tilt-shift dá o ar de maquete para a cidade do game e deixa sua criação com uma cara mais simpática.
O efeito-borboleta
A nova mecânica do jogo ganhou até mesmo um nome próprio: GlassBox. O princípio é que a inteligência artificial seja tão complexa, que cada um dos Sims que habitarem a sua cidade tenham uma vida própria. Isso envolve cotidianos completos, com pessoas indo ao trabalho e à escola, por exemplo.
Isso faz com que eles também tenham opiniões a respeito da sua cidade e exprimam seus descontetamentos. Dessa forma, você consegue descobrir o que está fazendo falta e quais problemas os habitantes estão tendo na vizinhança em que moram. Se eles trabalham do outro lado da cidade e não têm transporte apropriado, eles certamente vão reclamar da falta de pontos de ônibus ou de estações de metrô.
Pudemos acompanhar uma cena bastante interessante durante a demonstração. Um Sim com a "profissão" de ladrão foi até o banco e começou a efetuar um roubo. Logo, o alarme disparou, a polícia chegou e todos foram presos. O game mostrou todos os acontecimentos em detalhes, com animações, efeitos sonoros e até uma música de ação policial.
Os serviços e o comércio
Assim como os Sims têm uma vida própria e bem inteligente na cidade, absolutamente tudo que se desenvolve também é influenciado. O comércio pode evoluir de formas diferentes, dependendo da região em que foi construído. Da mesma forma, ele depende de alguns recursos para funcionar corretamente.
O transporte dos recursos também fazer parte de um efeito que pode muito bem ser chamado de dominó. Se a sua cidade tiver uma deficiência em estradas, pode ser difícil para os recursos saírem da zona industrial até a região do comércio. Se isso acontecer, pode facilmente atrapalhar a produção de bens de consumo e afetar a vida dos Sims negativamente, o que os deixa descontentes com a vida que levam.
Construção e progresso
O modo construção é a característica mais crucial do jogo, afinal é como você interage com a cidade em si. Nesse ponto, é difícil dizer que há grandes novidades, já que as possibilidades mostradas não fogem muito do que já se podia fazer nos outros títulos da série. Ou seja, ainda há coisas "normais", como escolas, hospitais e bibliotecas para se colocar no mapa.
Uma possibilidade interessante e que deixa o jogo mais realista são as ruas em modo curvado. Você pode construir em absolutmente qualquer formato que desejar, dando mais flexibilidade ao prefeito.
O zoneamento é bem automático e prático, sendo que basta escolher o que você quer construir (lotes residenciais, comerciais ou industriais) e aplicar no mapa. Até mesmo nas ruas curvadas é muito simples fazer isso, já que o processo é automático e eficiente. Outro detalhe é que acabaram as zonas por densidade demográfica. Se a cidade tiver potencial, ela se desenvolve automaticamente.
A personalização é um ponto bem interessante. Até mesmo em prédios comuns, como em uma usina, é possível personalizar elementos mínimos: adicionar garagens, árvores e muito mais em cada uma das construções. Isso cria uma cidade única e exatamente ao seu gosto. Porém, é claro que isso gera efeitos "colterais" na região.
Qual é o estilo da sua cidade?
Assim como a personalização tem efeitos, o que você constrói também afeta diretamente tudo que estiver ao redor. Construir indústrias por todos os lados faz com que a cidade tenha o ar bastante poluída e suja, porém com um comércio bem desenvolvido. Já vários pontos turísticos atrai os viajantes e mochileiros de plantão.
Cooperativo para sempre
Uma das maiores incógnitas é o funcionamento do modo online, já que ele parece ser obrigatório. Apesar disso não ser muito bem esclarecido, pudemos ver como deve funcionar. Ao dar um zoom out na cidade, todas as outras ao redor aparecem, com as estradas conectando umas às outras — chega daquele abismo cinza nas extremidades.
Não é nenhuma novidade, mas você pode fazer acordo com seus vizinhos, como comprar energia e recursos e vender o que estiver sobrando. A ideia é que isso seja uma função cooperativa. já que um jogador pode ajudar a cidade do outro a se desenvolver. Além do mais, é possível encontrar pontos em comum no espaço entre as cidades, como aeroportos.
Segundo os apresentadores da demonstração, SimCity deve chegar às lojas em fevereiro de 2013, para o PC. Agora é só aguardar para botar a mão na massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário