Falae galera True Gamer, a partir de hoje, estarei iniciando um quadro, que sempre que houver um jogo inesquecivel pra qualquer plataforma colocarei aqui.
1º jogo inesquecivel: Sonic: The Hedgehog 1 Mega-Drive
Seguindo a nova tendência de análises emotivas, trago até aqui, minha experiência com o jogo que deu início a mais fantástica época dos VideoGames.
Sonic The Hedgehog é o personagem mais famoso e símbolo de uma das mais importantes empresas de games do mundo, a Sega. Esse fato não ocorreu por um acaso, o ouriço azul foi fabricado com esse objetivo. Os responsáveis pela criação, conseguiram personificar toda a essência da empresa nesse personagem. Sonic é rápido, moderno, azul, simples e bonito.
Creio eu, que a imagem da Sega foi totalmente representada nele. Essa é a minha teoria secreta sobre porque Sonic é fantástico. Um mascote criado e pensado para representar as características de uma empresa, de um videogame e ainda atacar o seu rival simplesmente por existir é um nascimento único. Sonic Arrasa!
O meu maior medo ao encarar esse jogo era a falta do SpinDash. Essas situações de retroceder me incomodaram tanto em Megaman que fiquei receoso por Sonic 1. E a grande surpresa da noite foi perceber que o jogo flui perfeitamente sem esse comando. Fazendo com que refletisse sobre a real necessidade de acelerar sozinho.
Sonic The Hedgehog é brilhante! A simplicidade do jogo impressiona. Tudo pode ser resumido em um único botão. Com certeza, Mario se revirou ao perceber o que seu rival podia fazer com apenas um dedo. Chupa Bigodudo!
O primeiro jogo da série se mostrou superior aos outros em alguns aspectos. A trilha sonora é extremamente envolvente e algumas animações são mais agradáveis, como a do esquibunda. A velocidade é mais intensa durante a partida. E não sei porque fizeram aquele bônus impossível em Sonic 2 se o estágio encontrado aqui já era tão interessante.
Mas a maior vantagem está na desenvoltura do ouriço. Sonic parece ser muito mais livre, leve e solto em sua estréia do que em suas sequências. Cheguei a contestar minhas preferências por causa desses detalhes.
Os gráficos são de uma beleza incomparável. É interessante como um jogo de 1991 não envelheceu em nada. A tela de abertura é, sem dúvida, a mais empolgante de todos os jogos do carinha azul. Sem falar que esse é o jogo da série que contem o porquinho mais fofo de todos para ser salvo. Uôn! Lindo! (A foto se perdeu no emulador. Sorry!)
Ao longo dessa aventura pude filosofar e acabei desenvolvendo diversas teorias e explicações sobre as razões pelas quais as coisas são como são em Sonic 1. Abaixo uma lista sobre elas:
1 - As argolas não estão ali atoa.
Elas ajudam a dar realismo a sensação de velocidade. O barulho delas contribui para percebemos a velocidade em que estamos. Quando nos deparamos com um obstáculo a intensidade do Break pode ser vista pela explosão de rings na tela.
2 - Go! Go! Go!
Comum em jogos Beat'Up, essa chamada quer dizer que alguma coisa ruim vai acontecer caso você não se mova. Em Sonic é constante encontrar inimigos ou partes do cenário que funcionam como Go! Um deles é a libélula que aparece de repente e atira.
A impressão é que ela diz: Vai Bunita! Vai Vai Bunita! Bora!
3 - A invencibilidade é mais do que isso.
As estrelas mágicas presas em monitores responsáveis por um dos Shines mais charmoso da história, têm uma mensagem mais profunda para passar.
Assim que Sonic pega esse item, a música se altera e claramente temos a sensação de que podemos ganhar o mundo.
Aproveite essa chance e viva intensamente, pois a vida é passageira.
Não é só para mostrar as capacidades de processamento do Mega Drive e tão pouco só para tirar uma onda com o Bigodudo por causa de sua pança.
A velocidade do jogo, aliada ao level design faz com que não sejamos capazes de apreciar todos os detalhes dos cenários e as particularidades de cada fase.
Com isso, somos instigados a jogar o jogo inúmeras vezes sem perceber.
Para finalizar quero fazer uma observação sobre a dificuldade desse jogo. Muitas pessoas devem encher a boca para dizer por aí que Sonic é um jogo fácil. Sempre discordei disso, porque acho que as armadilhas contidas são nele muito inteligentes. E dessa vez, pude perceber que a dificuldade desse jogo não é nada baixa.
Não pense em dificuldade como a incapacidade de zerar o game e sim como a necessidade de aprender para prosseguir. O jogador é forçado a trabalhar seus reflexos e sua atenção de um forma impressionante para conseguir todas as esmeraldas. O que não é uma tarefa simples.
Exige sim, muita habilidade.
Enfim, Sonic The Hedgehog é um clássico inquestionável e finalmente pude entender completamente tudo que imaginava a seu respeito.
Esse jogo me provou porque foi o responsável pela melhor guerra de consoles da história. Fiquei muito feliz em me redimir desse pecado. Sei que essa experiência enriqueceu muito minha vida RetroGamer.
Dúvido que Sonic 4 consiga resgatar essa magia. Uma pena.
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