sexta-feira, 15 de julho de 2011

Impressões da BETA de Uncharted 3

By ɓʀuɳѳ ɦɑʀɗy

 Iae galerinha, infelizmente acabou a BETA Publica de Uncharted 3, mais o site PS3 Brasil fez uma analise geral da beta, vale a pena conferir:

No final de 2010, finalmente, a Sony anunciou a sequência do incrível Uncharted 2: Among Thieves. Com essa sequência, a produtora Naughty Dog tem um grande desafio em suas mãos: superar um dos melhores jogos da geração. Em 28 de junho foi iniciado o beta público do modo multiplayer, exclusivamente para assinantes do plano PlayStation Plus, sendo disponibilizado para todos os usuários na semana seguinte. Após jogar várias partidas, o autor desse texto compartilha suas impressões.



Ao iniciar o multiplayer notamos a primeira mudança significativa em relação à seu antecessor. A interface do menu inicial apresenta o personagem ao fundo. As opções, como iniciar uma partida, customização, lista de amigos, Facebook e convites agora são localizadas em abas em um quadro no lado esquerdo da tela. No canto inferior direito temos a Uncharted TV, que apresenta vídeos de partidas e entrevistas com os produtores, uma novidade de certa forma inútil, pois o streaming é pesado e o vídeo acaba travando mesmo com conexões boas. Como solução, foi implementada a opção de desativar essa funcionalidade. Outra mudança não bem vinda é a alteração no sistema de convites: agora eles são totalmente in-game, ou seja, ao ser convidado por um amigo, você não recebe a mensagem via PSN (comum na maioria dos jogos), com isso é necessário ficar verificando a aba de convites a todo momento.

Ainda verificando os menus, temos a opção de customização. Há a possibilidade de customizar seu herói e vilão com acessórios ganhos ao coletar tesouros durante as partidas e também os loadouts, que são combinações pré-configuradas de armas e boosters. Agora há a possibilidade de iniciar uma partida com armas diferentes, além de acrescentar modificadores à elas que melhoram a cadência de tiro e a capacidade de munição, por exemplo. Esses modificadores, assim como os boosters, são habilitados conforme o jogador aumenta de nível.

Inciando o jogo temos vários modos diferentes que variam entre modos cooperativos e competitivos. Os modos mais populares de Among Thieves, como Team Deathmatch e Plunder, permanecem, e unem-se a novos modos como Three Team Deathmatch e Free For All.

O gameplay é o mesmo já estabelecido pela série, quem jogou os anteriores não terá problemas para se adaptar às mudanças. Os personagens estão um pouco mais lentos e receberam a habilidade "sprint", característica comum em jogos de FPS, onde basicamente o personagem corre mais rápido por um tempo, também ficando mais difícil de ser controlado. Novas e boas adições são o stealth kill de um lugar mais alto e a possibilidade de chutar um oponente que esteja pendurado ao lado do seu personagem.



As armas sofreram mudanças significativas, iniciando pelo ponteiro da mira, que agora é específico para cada arma. Essas retículas as vezes são confusas, e poderiam ser mais simples. Derrotar os adversários está mais difícil, pois os personagens têm mais HP que emAmong Thieves, devido a isso houve a mudança na velocidade, como citado acima. O recuo das armas está maior, e dificilmente o jogador conseguirá derrotar um inimigo à distância simplesmente segurando o botão de tiro até descarregar o pente da arma. Os Sniper Rifles agora são como em Drake's Fortune: só miram em primeira pessoa com zoom.

O blindfire sofreu mudanças drásticas, a Naughty Dog retirou a mira automática quando um inimigo estava perto; agora cabe ao jogador centralizar o adversário na mira e então atirar. Jogadores de Uncharted 2 que costumavam fazer vários streaks com Shotguns vão acabar errando vários tiros. No combate corpo-a-corpo, as animações de knock outs do single player foram integradas ao multiplayer, e a estratégia clássica de dar alguns tiros e, em seguida, o golpe físico não é mais tão eficiente por causa das alterações no blindfire.

As medalhas agora não servem apenas para ganhar pontos extras e troféus: acumulá-las durante a partida possibilitam a ativação de Medal Kickbacks, uma novidade muito interessante e que adiciona um fator estratégico aos combates. É similar aos Kill Streaks de Call of Duty. Por exemplo, com o Medal Kickback "RPG!!!", ao acumular 14 medalhas, o jogador pode equipar um RPG com 2 tiros imediatamente.

Os três mapas disponíveis são enormes, com vários caminhos, porém, o autor encontrou-se várias vezes vagando em busca de inimigos sem encontrar ninguém. Como cada jogador escolhe a arma que quiser pra começar, nos mapas existem somente Power Weapons. Uma falha grave, afinal, um ponto característico de Among Thieves era a correria no começo da partida pra conseguir armas melhores. Andando muito, o autor só encontrou as armas Pistole, Shotgun, uma Magnum semelhante a Desert-5, e um Sniper Rifle.

As animações de abertura e finalização das partidas lembram o modo Operations de Killzone 3. É um grande atrativo que remete à experiência do single player, mas que, após algumas partidas, acabam tornando-se repetitivas e cansativas. Outra funcionalidade herdada deKillzone 3 vem do modo Warzone, são os Power Plays, objetivos extras determinados durante as partidas.



Os Power Plays vêm pra equilibrar partidas onde existem desvantagens muito grandes. Os critérios não parecem ser muito certos, as vezes surgindo mesmo com diferenças pequenas entre as equipes, e em muitas vezes acabam por prejudicar o time que estava vencendo, especialmente quando, perto do final das partidas, o time que está perdendo recebe dano dobrado.

Um ponto negativo de Among Thieves era os respawns determinados em áreas; muitas vezes, o autor se deparou com campers de spawn point, que o matavam assim que renascia. Agora, o respawn se tornou mais aleatório, geralmente colocando o jogador bem longe dos inimigos. Também existe a possibilidade de renascer junto ao seu companheiro, graças ao novo buddy system, outra funcionalidade muito bem vinda. No começo da partida, um parceiro de seu time é nominado como seu buddy; além de compartilhar respawns, os parceiros compartilham tesouros coletados durante as partidas.

Um problema que permanece é a proteção contra lag switchers – hackers que causam problemas de conexão, travando todos os jogadores na sala. Essa proteção congela o jogador que "está agindo de má fé", não prejudicando os demais. Em teoria, isso é ótimo, mas, na prática, só prejudica quem tem uma conexão ruim com a Internet.

Concluindo, o autor gostou muito do que jogou. Há vários detalhes para serem corrigidos e muito o que polir, mas é exatamente para isso que servem os betas: verificar como o servidor se comporta e fazer mudanças em alguns pontos conforme o retorno dado pelos jogadores. Se o multiplayer de Among Thieves merece um 9, esta versão beta merece um 8 que, se a Naughty Dog ouvir os fãs e corrigir os problemas, na versão final tem potencial de sobra para receber um 10.




Nenhum comentário:

Postar um comentário