terça-feira, 14 de junho de 2011

Assassins Creed Reevelations- Analise 2

By Bruno Hardy


Depois de acompanharmos o surgimento da lenda dos assassinos e a ascensão da irmandade nas mãos dos Auditore, chegou a hora de conhecermos o fim dessa saga. O que começou como um rumor logo se concretizou no anúncio daUbisoft durante sua conferência na E3 deste ano: a história dos três personagens principais será esclarecida em Assassin's Creed: Revelations.
O subtítulo escolhido não poderia ser mais condizente. Nos últimos três jogos, surgiram dezenas de questões sobre o real significado do Piece of Eden e da linhagem dos protagonistas e tantas outras dúvidas envolvendo o passado, o presente e o futuro. Contudo, segundo a desenvolvedora, todas as respostas estão prestes a ser reveladas – inclusive a real ligação entre Altaïr, Ezio e Desmond.
Img_normal
Como a proposta do estúdio é exatamente explicar todos os pontos que ficaram em aberto até agora, é evidente que Revelations exige um conhecimento prévio de tudo o que aconteceu nos jogos anteriores por parte do jogador. Sendo assim, saiba que essa prévia traz possíveis spoilers para quem ainda não concluiu Brotherhood.
Animus natural
Mais do que o visual envelhecido de Ezio ou as novas habilidades do herói, um elemento em particular chamou a atenção de muitos fãs da série Assassin’s Creed durante o trailer exibido naE3 2011: a porta. Em determinado momento do vídeo, uma enorme porta aparece por apenas alguns segundos e fez com que muitas suposições surgissem sobre o significado daquele elemento que parecia soar de modo incoerente no contexto apresentado.
Contudo, uma nova cena divulgada pela Ubisoft, em conjunto com os momentos finais de Brotherhood, dá a dica do que se trata a dita entrada. A principal pista está no momento em que Desmond encontra o Piece of Eden em 2012 e é controlado pela consciência alienígena, que faz um discurso de que o herói deve seguir seu caminho sozinho – fazendo com que ele entre em coma.
É a partir daí que a trama de Revelations tem início. Após todos esses acontecimentos, a consciência do personagem vaga pelo que parece ser o próprio Animus existente dentre de sua mente. Esse “ciberespaço orgânico” passa a reconstruir cenários e situações encontradas em seu código genético, provenientes de suas vidas passadas, o que leva o rapaz até a misteriosa porta e, consequentemente, às memórias de Ezio.
Img_normalO fim do ciclo
Essa viagem astral nos leva diretamente a Constantinopla, anos depois dos acontecimentos de Assassin’s Creed: Brotherhood. Porém, mesmo no comando de sua poderosa irmandade, Ezio decide abandonar Roma para ir até a capital do antigo Império Bizantino em busca de qualquer indício que o leve a Altaïr.
Além dessa reconstrução dos passos de seu antepassado, o assassino também deve enfrentar uma nova missão: reunir as cinco “chaves” que estão em posse dos templários. De acordo com o diretor criativo do jogo, Alex Amancio, esses artefatos serão fundamentais para a estruturação do enredo, pois os vilões tentarão utilizá-los para liberar uma fonte de poder alienígena, enquanto o herói tenta recuperar as memórias de seu ancestral existente em seu DNA – ativando o que parece ser a primeira versão da Animus.
Segundo Amancio, a proposta do estúdio foi fazer com que a trama de Revelations fosse a mais consistente e refinada possível, trazendo melhorias significativas no próprio estilo de narrativa. Por mais que toda essa ação inicial pareça ser confusa à primeira vista, podemos crer que a apresentação desses pontos complicados será feita de maneira bastante clara.
O diretor afirma que, para isso, houve uma busca do equilíbrio entre o desenvolvimento da trama e as cenas de ação, fazendo que com que um não atrapalhe as outras. Isso significa que os pontos cruciais de toda a saga serão explicados com o devido destaque, evitando que a informação seja meramente jogada para o usuário.
Img_normal
Além disso, o novo Assassin’s Creed traz outro grande destaque no que diz respeito aos personagens: é a primeira vez em toda a série que será possível controlar as três gerações de assassinos. Ainda que a transição entre Altaïr, Ezio e Desmond não tenha sido detalhada, só o fato de ser possível jogar com eles já é uma boa notícia para os fãs.
Uma nova cidade com velhos conhecidos
A escolha por Constantinopla como palco principal para o fim da trilogia de Ezio não poderia ser melhor. A cidade é o elo entre o Ocidente e o Oriente, mais especificamente entre Roma e Jerusalém, as cidades dos dois principais assassinos da franquia.
Mais do que isso, a antiga capital do Império Bizantino também possui características únicas em relação aos demais locais já visitados, o que traz novidades significativas ao game. A primeira é o visual, que mistura elementos das duas partes do mundo e cria um espetáculo aos olhos, como a própria arquitetura e o estilo de vida dos habitantes.
Exemplo disso são os artistas de rua, que lutam para chamar sua atenção na tentativa de conquistar alguns trocados. Entre dançarinas e cuspidores de fogo, Ezio irá ter o apoio do mais variado tipo de gente – principalmente após a confirmação de que as cortesãs não estarão mais disponíveis para distrair os guardas.
No entanto, são as novas tecnologias que chamam a atenção em Constantinopla. Como pôde ser visto no trailer, Ezio utilizará novas armas para acabar com os templários, incluindo atualizações de equipamentos antigos e itens inéditos em arsenal.
Img_normal
É o caso do tão comentado gancho, uma variação da lâmina tradicional que permite que Ezio realize uma espécie de tirolesa por toda a cidade. Esse tipo de locomoção será bastante útil ao longo do jogo tanto nas horas de fuga quanto na própria exploração.
Engana-se, porém, quem acredita que o acessório não pode ser usado em combate. Ainda que ele não pareça ser tão eficaz quanto às tradicionais adagas, a habilidade do protagonista faz com que a arma seja tão letal quanto qualquer outra.
Uma demonstração testada pelo site GameSpot mostrou que esse aparato pode ser usado tanto como forma de trazer o inimigo para perto como uma forma de criar danos por impacto. A página ainda afirma que a arma pode ser utilizada como um anzol, ou seja, “fisgando” o adversário para concluir com um golpe de finalização.
Outro item que recebeu melhorias foi a bomba, que deixou de ser apenas uma ferramenta de fuga para ser uma peça importante para ataques estratégicos. Com a introdução da pólvora no mundo de Assassin’s Creed, agora é possível criar explosões com uma espécie de granada. No trailer, Ezio usa a novidade para derrubar um prédio inteiro.
Img_normal
Além disso, como apresentado durante a conferência da Ubisoft na E3, as cortinas de fumaça também receberam alguns ajustes. A névoa agora está mais densa e escura, fazendo com que o próprio herói tenha dificuldade de enxergar seus agressores ou a saída no meio daquela bagunça. Para escapar disso, o jogador deverá utilizar a Eagle Vision a fim de conseguir uma melhor visualização do cenário.
Por fim, mas não menos importante, a mais imponente estreia de Revelations: o lança-chamas. Esse armamento pesado estará presente em determinados pontos de Constantinopla, sobretudo em muralhas e outros pontos estratégicos, podendo causar grandes estragos no que estiver ao seu redor.
Multiplayer mais consistente
O modo multiplayer também ganhará novidades neste novo Assassin’s Creed. Embora seja algo recente no universo da série, a aprovação dos jogadores ao estilo proposto fez com que a Ubisoft mantivesse o formato utilizado em Brotherhood, mas com algumas melhorias em sua mecânica.
A produtora da área online do game, Andreane Meunier, deixou claro que não se trata de uma revolução completa, mas de ajustes e algumas reformulações para refinar as partidas ainda mais. Exemplo disso é o aumento de possibilidades na hora de personalizar seu assassino e a adição de novos personagens, modos e recursos de jogabilidade.
Andreane também afirmou que Revelations irá beneficiar os jogadores que investiram seu tempo e seus esforços em Brotherhood. Ainda que ela tenha afirmado que não se trata de uma transferência de dados, é para os usuários esperarem algo realmente útil.
Assassin’s Creed: Revelations chega no dia 15 de novembro deste ano para concluir a saga de Ezio e Altaïr – mas não de Desmond, como afirmou o diretor do jogo – no PlayStation 3, Xbox 360 e PCs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário