quinta-feira, 9 de junho de 2011

FarCry 3- ánalise

By Bruno Hardy



Houve um tempo em que falar de Far Cry era falar de bons gráficos. Afinal, não podia ser diferente, já que o primeiro game da série, lançado em 2004, realmente quebrou padrões para os visuais da época, graças ao excelente trabalho da Crytek. Tecnicamente, o primeiro jogo inovou ao trazer um mundo gigantesco regado por gráficos de extrema qualidade — algo que deu muito trabalho para os PCs dos jogadores.
O segundo jogo demorou para ser lançado, chegando apenas na sétima geração —  mais precisamente em outubro de 2008. Infelizmente, as expectativas criadas pelo primeiro título não foram supridas e Far Cry 2 acabou sendo apenas um jogo mediano. Uma das principais reclamações dos jogadores estava relacionada à ousada proposta da Ubisoft Montreal — desenvolvedora —, que trouxe um mundo aberto bacana, mas não soube utilizá-lo.
Agora, na Electronic Entertainment Expo (E3) de 2011, a Ubisoft aparece para comentar um pouco mais sobre o terceiro jogo da série. E, aparentemente, a companhia realmente aprendeu com seus erros. De acordo com o time, tudo que Far Cry 2 tinha de bom será aprimorado, enquanto seus problemas serão corrigidos.
Durante a feira, a companhia exibiu uma demonstração do jogo que, realmente, é de cair o queixo. E se você achava que Far Cry 3 traria uma experiência medíocre, então PE melhor pensar duas vezes. A Ubisoft realmente parece ter calibrado a mira do game. Vamos aos detalhes.
O belo é subjetivo
Primeiramente, vale a pena ressaltar que as terras abordadas pela terceira edição do game são bem diferentes dos antecessores. Na realidade, você vai encontrar uma vasta floresta e várias paisagens belíssimas. Mas, essa ilha definitivamente não é o melhor lugar para se passar as férias.
Tudo bem, a vista pode até chamar a atenção, mas a população definitivamente não gosta de estrangeiros. Segundo Dan Hay, produtor criativo do game, Far Cry 3 conta com um “segredo obscuro” que, obviamente, não foi divulgado. Mesmo assim, Hay garante que todos na ilha são totalmente insanos. Será que você vai sobreviver?
Seu personagem aqui é Jason Brody, um fotógrafo que acaba na ilha para registrar a milícia que trabalha perto do vilarejo local. Contudo, Brody acaba sendo descoberto e, como se pode imaginar, os inimigos não se acham muito fotogênicos.
O fato é que Brody acaba sequestrado e só acorda quando Vaas, uma espécie de líder da milícia, decide acabar com o sono forçado do fotógrafo para contar as novidades. As notícias certamente fariam qualquer um querer dormir novamente: visivelmente, Vaas é um cara “fora da casinha” e que definitivamente nunca usou as palavras “seja bem-vindo”.

O líder, aparentemente, é um dos inimigos principais do game. Visivelmente, Vaas é um cara experiente, como indicam suas cicatrizes e seu profundo conhecimento sobre o local. Ele até sabe como matar um visitante, algo que você, infelizmente, descobre após uma breve conversa com o “malucão”.
Vaas decide amarrar uma pedra aos seus pés, e então joga o peso para um rio que corta a floresta há algumas dezenas de metros abaixo. Brody é arrastado penhasco abaixo e então cai na água, onde observa as outras vitimas de Vaas em uma espécie de cemitério submerso privado da milícia. Felizmente, Brody consegue escapar e é aí que sua aventura se inicia.
Do jeito que os fãs gostam
Far Cry 3 terá, sim, um mundo aberto. Mas, de acordo com a própria desenvolvedora, você terá muito que fazer. Existem missões em praticamente todos os cantos da ilha, que, definitivamente, o deixará bastante ocupado, realizando objetivos de toda sorte. A companhia ainda não confirmou a existência dos veículos, mas é bem provável que eles apareçam.

O jogador conta com várias armas distintas, incluindo facas e armas de fogo, como a demonstração exibe. O sistema de combate é bem dinâmico, oferecendo até mesmo um modo de cobertura que torna os conflitos ainda mais interessantes. Há ainda uma série de finalizações diferentes, que acontecem de acordo com o contexto. Quer um exemplo? Em um dos casos, o personagem finaliza um oponente a própria faca do inimigo e então lança a lâmina para finalizar outro soldado à distância. Provavelmente, o título terá alguma relação com pontos de experiência, embora detalhes ainda não tenham sido divulgados.
Sem dúvidas, a demonstração de Far Cry 3 na E3 levantou as nossas expectativas. Depois de uma sequência mediana, a franquia parece que está pronta para voltar com força total, por meio de um jogo cheio de liberdade, mas que mantém as principais características adoradas pelos fãs do gênero FPS. O jogo chega às lojas em 2012, nas plataformas PC, PlayStation 3 e Xbox 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário