terça-feira, 14 de junho de 2011

X-Men Destiny

By Bruno Hardy


Entre as várias participações ilustres da última E3 estava o não tão comentado X-Men: Destiny. Escondido no estande da Activision, ao lado de títulos como o nome Modern Warfare, o jogo acabou passando despercebido pela maioria dos visitantes, porém, a nova empreitada da Silicon Knights (Too Human e Eternal Darkness) demonstra grande potencial.
Agendado para o final do ano, X-Men:Destiny é o primeiro jogo totalmente voltado para o mutantes da Marvel desde 2006. Apostando no interesse reascendido pelo reboot da franquia cinematográfica, X-Men: Destiny promete uma história inspirada, jogabilidade elaborada e, é claro, muita destruição.Img_normal
A Silicon Knights realizou uma demonstração do jogo durante a Electronic Entertainment Expo 2011 e tudo indica que o título realmente explorará todos seus poderes mutantes. A trama do jogo é assinada por Mike Carey, o mesmo por trás de X-Men: Legacy — série que mostra histórias paralelas dos diferentes grupos que compõem os X-Men.
Você assumirá o papel de um mutante — aparentemente serão três opções de personagem; Aimi Yoshida, Grant Alexander e um terceiro “herói” ainda não revelado. A história começa em São Francisco e será ambientada no arco de histórias atual, no qual o Professor X está morto.
Durante uma reunião em memória do filantropo e fundador da Escola Xavier para Jovens Superdotados. No entanto, como é costume, as coisas degringolam e em pouco tempo o que era um respeitoso ato fúnebre se transforma em uma batalha campal entre os X-Men e a Irmandade de Mutantes.
Os eventos tem uma escala muito maior e desencadeiam um conflito de proporções inesperadas entre os mutantes das duas facções. No meio de tudo isso está você, que ainda nem decidiu de que lado está nessa briga.
Os agentes do destino
A demonstração realizada na E3 deu uma boa indicação do que está por vir. X-Men: Destiny colocará o jogador no controle de todos os aspectos do seu personagem; do alinhamento moral até a escolha dos seus poderes. A Silicon Knights preferiu mostrar Aimi em ação, porém, adiantou que os outros dois protagonistas possuem dinâmicas bem semelhantes, o que alterará a jogabilidade são as escolhas do jogador.
Img_normalCada personagem possui algumas habilidades “passivas” e poderes básicos que podem ser evoluídos. Além disso, você também poderá incrementar seus ataques gastando pontos de experiência em combos especiais. Por fim, ainda temos o sistema de escolhas; que abrirá ramificações diferenciadas na trama e na sua evolução de poderes.
O mais interessante é que você pode mudar seus poderes ao longo do jogo. Os “genes X” são responsáveis pelos diferentes poderes encontrados nos vários mutantes do universo Marvel. Em X-Men: Destiny, uma nova tecnologia desenvolvida pelo grupo “transhumanista” U-Men — fundado por John Sublime — permite a replicação dos “genes x”, permitindo que qualquer um possa desenvolver as mesmas habilidades.
Assim, conforme você encontra diferentes personalidades mutantes do mundo Marvel — incluindo nomes como Ciclope, Wolverine, Mercúrio, Destrutor, Gambit e Noturno — novos poderes serão desbloqueados. Os “genes X” estão espalhados pelo mundo, para encontrá-los você deverá explorar o cenário e ficar atento as várias missões secundárias que apresentarão algumas figurinhas carimbadas do universo X-Men.
O sistema de combate é relativamente simples: como na maioria dos Beat 'em Ups você vai combinar chutes e socos enquanto carrega energia para desferir um ataque especial, ou utilizar seus poderes mutantes. O que deixa toda a dinâmica mais interessante é justamente como tudo pode ser personalizado graças à multiplicação de poderes (via replicação de “genes X”) e evolução de habilidades.
Img_normalPorém, o ponto alto do jogo fica por conta das decisões morais. Apesar de extremamente maniqueístas, essas escolhas definem o caminho que o seu personagem seguirá. Além de deixar cada vez mais claro qual é a verdadeira afiliação do seu personagem — Irmandade de Mutantes ou X-Men — essas escolhas também determinarão o que será revelado em seguida e quais serão suas próximas missões.
Os diferentes elementos de RPG certamente conferem uma profundidade maior ao que seria um simples Brawler, no estilo God of War ou Darksiders. As comparações com inFamous são inevitáveis, todavia, o apelo dos mutantes da Marvel certamente chamará mais atenção do que as estripulias de Cole MacGrath — resta saber se X-Men: Destiny realmente será tão bom quantoinFamous 2.
X-Men: Destiny terá cópias para Xbox 360 e PlayStation 3. O título ainda não tem data de lançamento definida, mas deve chegar no início do quatro trimestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário