Na edição deste ano da Electronic Entertainment Expo, a Square Enixdisponibilizou uma demonstração do próximo game estrelado pelo assassino careca e letal 47. Na versão apresentada no evento, os visitantes não podiam jogar o título que está sendo desenvolvido pela IO Interactive, mas apenas assistir a uma prévia de sua jogabilidade.
Em Hitman Absolution, a grande diferença em relação aos jogos anteriores da franquia é que desta vez 47 não está mais no controle da situação. Enquanto acompanhamos o agente anteriormente na invasão de domicílios e eventos nos quais os alvos estavam presentes, a história agora é diferente.
Caça urbana
Durante o nível presente na E3 é possível perceber o novo status do personagem: o de mais procurado da cidade. Tudo começa em uma biblioteca antiga e descuidada da cidade de Chicago. Há diversos livros antigos espalhados pelo local e muitos danos no interior, como paredes marcadas pela umidade e com falhas na pintura.
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Além disso, o ambiente é dominado pela escuridão, exceto em poucos pontos que recebem a iluminação de algumas lâmpadas ou então das lanternas dos guardas que vasculham o local buscando por 47. Enquanto o assassino se esgueira pelo breu é impossível deixar de notar como os efeitos de luz e sombra estão bem trabalhados.
Para que os jogadores não se percam nos ambientes, o agente conta agora com o seu instinto, que funciona de maneira muito semelhante à Eagle Vision presente nos games da sérieAssassin's Creed. Quando acionado, os inimigos brilham no cenário e deixam um pequeno rastro luminoso por onde passam. Desse modo, a sua identificação se torna mais fácil.
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Cada uma das mortes é feita de uma forma diferente. Um policial é enforcado com o auxílio de uma corda grossa, outro é atirado vários andares abaixo enquanto um terceiro perde a vida por conta de uma bala silenciosamente disparada pelo protagonista. Assim, o jogo promete mais uma vez oferecer uma grande diversidade de resolver os desafios que propõe.
Fuga cinematográfica
Além dos ataques furtivos, a cena da biblioteca termina com o agente usando um policial como refém. Repentinamente ele vira o centro das atenções e todos os policiais se reúnem com as pistolas em punho apontadas para ele enquanto uma trilha sonora enche o clima de tensão.
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É claro que todo esse evento retira em parte a liberdade da série, cujo grau de exploração dos ambientes sempre foi icônico. Afinal, para que essa cena seja ativada é necessário que sempre se saia pelos telhados, gerando uma linearidade estranha em relação a outros HItman.
Em contrapartida, a tensão gerada é bem interessante e a guinada na direção de um evento mais cinematográfico colabora bastante com a trama. Pois, tanto a trilha como os efeitos utilizados criam um clima emocionante de perseguição implacável.
Esconde-esconde valendo a vida
Após a cena do helicóptero, outro elemento que já estava presente em outros jogos da sérieHitman aparece. O assassino encontra com um policial que está sozinho na ronda que seria a sua última. Após matá-lo, 47 se desvencilha da atenção de seus perseguidores ao utilizar o uniforme de sua última vítima.
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No entanto, 47 não é um homem da lei e não precisa realizar nada no local. Assim, ele sai do lugar e encontra outros policiais nos corredores que estão batendo de porta em porta à procura de um certo homem careca. É possível se desvencilhar dos dois ou então atacá-los com o que estiver em mãos (como um dos cachimbos encontrados na festa do outro apartamento).
Logo após isso, o anti-herói vai para as ruas sempre na direção oposta de onde veio. Quando grupos de policiais cruzam o seu caminho na rua, há um pequeno efeito de slow motion depois do qual o personagem dá uma leve abaixada em seu quepe enquanto olha para baixo para não ser reconhecido. Mais um efeito que aproxima o jogo de um filme de perseguição, ao estilo de “Identidade Bourne”.
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Por fim, 47 consegue chegar até um das estações de trem da cidade, onde entra em um vagão e se esconde à grande massa de cidadãos de Chicago. Com este término da demonstração, é possível concluir que Absolution certamente proporcionará uma experiência diferente dos demais jogos estrelados pelo matador careca.
Contudo, isso não significa que devemos reduzir as expectativas a respeito deste novo título. Afinal de contas, é sempre interessante verificar situações em que os papéis de certos personagens são invertidos, como aqui em que o homem acostumado a matar precisa usar toda a sua habilidade para não ser capturado.
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