quinta-feira, 16 de junho de 2011

Star Wars: The Old Republic- Analise

By Bruno Hardy


Electronic Entertainment Expo 2011 já terminou, mas deixou para trás alguns momentos marcantes. Entre os destaques estava à velha república Jedi da BioWare. A empresa responsável por títulos como Dragon Age e Mass Effect retorna ao mundo de Star Wars para trazer um dos MMOs mais aguardados dos últimos anos.
Para matar a curiosidade dos fãs a empresa realizou uma extensa demonstração do jogo durante a feira, mostrando aspectos da jogabilidade de Star Wars: The Old Republic. O título promete uma galáxia inteira e durante a E3 tivemos uma pequena amostra do que está por vir.
Em uma galáxia muito, muito distante
A demo do jogo revelou uma sequência ambientada no planeta Tatooine — lar de Anakin Skywalker (vulgo Darth Vader). Você poderá jogar como um soldado do império ou um guardião da república, dependendo da facção escolhida, o jogador será transportado para um lado do planeta desértico. Na verdade o Dune Sea — o grande deserto que cobre a maior parte da superfície de Tatooine — é uma gigantesca arena PvP (player versus player) na qual os jogadores podem se digladiar à vontade.Img_normal
Fica evidente que a trama de Old Republic se passa muito antes da cinessérie e do próprio Star Wars: Knights of the Old Republic. A paisagem é escassamente povoada e totalmente sem lei, ou seja, ninguém vai se importar se tropas Sith resolverem duelar com cavaleiros Jedi.
Além de selecionar uma facção, você também deverá definir a uma classe. Ao todo são oito tipos de personagem: quatro cavaleiros da República e quatro guerreiros Sith. Como de costume, cada classe possui características peculiares, como armas características, especializações e até mesmo, personagens de apoio.
Do lado da república temos os Troopers, Smugglers, Jedi Knights e Jedi Consulars. Enquanto isso, lutando pelos interesses do Império temos os Bounty Hunters, Sith Warriors, Imperial Agents e Sith Inquisitors. As classes se equivalem em cada facção e basicamente reproduzem o tradicional esquema de brucutus, ladrões, magos e clérigos.
De volta à ação, a demo mostrava um personagem enviado à Tatooine para investigar uma operação malsucedida da Czerka Corporation — o famoso conglomerado maligno de Knights of the Old Republic. Aparentemente a empresa estava escavando a superfície do planeta em busca de algo.
A apresentação da BioWare mostrou um emissário Sith que seguiu uma trilha deixada pelo Lorde Sith, Darth Silthar. Ao que tudo indica, a Czerka Corporation encontrou algo ligado a uma antiga lenda do Povo da Areia (Sand People) e quando Darth Silthar encontrou as respostas ele simplesmente desapareceu.
Img_normalPara navegar pelo cenário o jogador contará com uma interface bem acessível, com um HUD intuitivo e bem estruturado. No meio da sua jornada, outras missões secundárias serão apresentadas, mostrando que o jogo contará com possibilidades variadas.
Na continuação da missão, infiltrando-se cada vez mais no deserto de Tatooine, o caçador de recompensas Sith encontra uma bússola que pertencia a Darth Silthar. Ao equipar o item, você desvenda um novo caminho e segue sua investigação no antro do Povo da Areia.
Depois de diminuir consideravelmente a densidade populacional da região por meio do uso irracional do seu Sabre de Luz, você finalmente encontra um homem moribundo que explica a lenda de uma criatura mística preservada em um quarto de luz. Aqui temos uma boa ideia de como funcionará o sistema de diálogos e inclinação moral.
Como em outros títulos da BioWare, você possui uma pequena seleção de falas e conforme suas escolhas vão atribuir pontos positivos ou negativos. Assim, sua inclinação mortal penderá para o lado sombrio da força ou para o caminho da luz.
Terminada a investigação, retornamos a base dos Sith para encontrar o oficial responsável. Na base, descobrimos que a tal lenda é verdadeira, e que uma criatura antiga conhecida apenas como “O Aprisionado” foi libertado e pretende dominar todos os seres vivos e eventualmente controlar o planeta inteiro.
A demo termina após um luta contra tropas Sith possuídas pela tal criatura. Infelizmente a BioWare não mostrou como será a arenas PvP disponível em Tatooine, mesmo assim, apresentou um título bem acabado que deve fazer jus a toda a expectativa dos fãs.
Img_normalComo já era de se esperar de um jogo da BioWare, The Old Republic terá uma história épica, bem amarrada e repleta de “brindes” para os fãs de Star Wars. O sistema de classes parece bem equilibrado, e a variação de raças também de render alguma diversidade à jogabilidade.
Enfim, Start Wars: The Old Republic promete ser um dos melhores MMOs do mercado e quem sabe o mundo de Warcraft finalmente encontre um rival à altura. O título ainda não tem data de estreia, mas chega até o final do ano, como previsto pela Bioware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário