quinta-feira, 9 de junho de 2011

Gears Of War 3- Ánalise

By Bruno Hardy



A conferência da Microsoft nesta edição da E3 não poderia ser melhor para os proprietários do Xbox 360. Não apenas por conta dos jogos anunciados ou pelos títulos voltados para o uso do Kinect, mas pelo fato de a apresentação ter exibido uma nova demonstração da jogabilidade de Gears of War 3.
A pequena prévia do aguardado game da Epic foi mostrada pelo próprio diretor de design da empresa, Cliff Bleszinski, que chamou o ator e rapper Ice-T – que dubla o personagem Griffin – para participar de uma partida cooperativa em um cenário completamente inédito. Ainda que as melhorias gráficas já tivessem sido vistas no período de Beta, o teste no evento foi de tirar o fôlego.
Img_normal
Perigo no oceano
Os seis minutos de jogatina vistos no telão iniciam com o esquadrão Delta Squad em um navio no meio do oceano. De acordo com Bleszinski, a situação mudou muito desde os acontecimentos do segundo game, principalmente pela resistência de Jacinto não existir mais, o que obrigou Marcus Fenix e sua tropa a procurar abrigo em um lugar longe da terra.
Contudo, como lembrou o diretor, o mar também não é sinônimo de segurança, pois a ação começa logo após uma criatura gigantesca atacar a embarcação. Com tentáculos igualmente grandes, o Leviathan começa a destruir o local e obriga os personagens e darem um jeito na nova ameaça.
Neste primeiro momento, já é possível conferir tudo o que a Epic preparou para o terceiro game da trilogia. O visual do cenário é de encher os olhos, principalmente em meio à destruição. São centenas de estilhaços metálicos voando pela tela enquanto tiros começam a surgir de todos os lados.
O próprio monstro marinho também é um dos destaques, tanto por seu tamanho descomunal quanto por seu desenho impressionante. É praticamente impossível não se espantar com sua presença. Se apenas o vídeo já é o suficiente para empolgar, a adrenalina de comandar Fenix naquela situação deve ser ainda mais intensa.
Estratégias e novas armas
Além disso, a exibição mostrou algumas das novidades que estarão presentes em Gears of War 3. A primeira é a armadura montada presente no convés do navio e que promete aumentar o já bem fornecido arsenal dos protagonistas.
O equipamento é introduzido na partida logo após o Delta Squad ser encurralado pelos tentáculos de Leviathan. Em uma rápida conversa em meio ao tiroteio, o grupo traça uma estratégia para acabar com o monstro e vai à área central. No local, o esquadrão se separa, fazendo com que Fenix e Don encontrem a nova arma.
Img_normal
Como é de se imaginar, o pequeno mecha também possui um grande poder defensivo, o que permite que ele seja atingido diversas vezes sem sofrer danos significativos. Essa é a tática perfeita para atacar a criatura sem problemas, pois o personagem dentro da armadura pode permanecer parado e ileso ao mesmo tempo em que dispara sua metralhadora incessantemente ou arremessa bombas.
Mais do que isso, a estrutura metálica pode ser usada como um escudo para o outro jogador. Sendo assim, ao mesmo tempo em que o robô investe sem parar, outra pessoa pode ficar escondida e atirar em pontos estratégicos sem se preocupar em ser atingida.
Na demonstração exibida na E3, havia apenas um desses equipamentos, mas a Epic garantiu que existirão mais nas partidas cooperativas da versão final do título. Se a ação já era intensa antes, a partir do Gears of War 3, isso será elevado a um novo patamar.
Img_normal
Além disso, novas armas foram apresentadas. A Vulcan, por exemplo, é uma enorme metralhadora automática que promete causar estragos nos inimigos gigantescos. O interessante é que seu tempo de recarregamento é muito longo, mas isso pode ser eliminado no modo co-op. De acordo com o estúdio, um segundo jogador pode fornecer munição constantemente, fazendo com que os disparos sejam praticamente incessantes. O One-Shot, rifle introduzido no Beta do jogo, também deu as caras e fez alguns Locusts desaparecerem com apenas um disparo.
Por fim, a exibição de Bleszinski e Ice-T termina após os demais membros do Delta Squad conseguirem ativar um tipo de objeto explosivo, fazendo com que a embarcação seja destruída juntamente com o Leviathan. A última cena mostra os heróis pulando no mar e deixando todos com vontade de continuar a história.
Defenda seu castelo
Outra novidade de Gears of War 3 pôde ser conferida nos estandes da desenvolvedora na E3. O modo Horde está de volta e em uma versão 2.0, que traz melhorias significativas no conteúdo existente no game anterior.
A possibilidade de escolher a posição no mapa de sua fortificação ou posto de comando promete trazer diferentes experiências, pois cada área oferece um estilo variado para acabar com as ondas de ataque. Dessa forma, cada partida tende a ser completamente diferente da outra, pois a geografia é totalmente alterada.
Img_normal
Além disso, o jogador tem liberdade para construir ou melhorar suas unidades entre cada turno. A expansão pode ser feita tanto de modo defensivo, melhorando a resistência de sua fortaleza, quanto de ataque. Construir uma metralhadora montada, por exemplo, facilita a eliminação de dezenas de adversários de uma só vez.
Para tornar a sobrevivência ainda mais desafiadora, foi adicionado um sistema de objetivos para premiar quem conseguir realizar determinadas tarefas. Ao acertar um número específico de monstros na cabeça, por exemplo, você recebe uma quantia extra de dinheiro, que pode ser investido na fortificação de seu posto de comando.
Os adversários também prometem ser uma dor de cabeça à parte. Além dos cinco tipos diferentes de Locusts e Lambents, um chefe surge a cada dez rodadas. Ainda que a aparência ou o poder dessas criaturas mais desafiadoras não tenham sido revelados, a demonstração de força do Leviathan deixou bem claro o tipo de ameaça que Marcus Fenix terá de enfrentar no fim desta trilogia.
Gears of War 3 chega ao Xbox 360 em 20 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário