Com o crescimento incontestável da série FIFA, a Konami vem correndo atrás da concorrência desde a estreia de Pro Evolution Soccer nos consoles de sétima geração. A franquia que dominou o gênero durante a época de ouro do PlayStation 2 perde espaço e fãs a cada ano.
Para diminuir o placar adverso, a Konami apresentou uma série de mudanças radicais na jogabilidade de PES 2011. Agora, em PES 2012 as novidades seguem a mesma tendência e prometem refinar as ideias apresentadas no título anterior.
Durante o evento pré-E3 organizado pela Konami, Shingo"Seabass" Takatsuka, diretor executivo da série, apresentou os novos recursos de Pro Evolution Soccer 2012 e destacou as melhorias da inteligência artificial, egine de impactos e o comportamento da bola.
“Joga 11”
Em PES 2012 o sistema de Inteligência Artificial Ativa promete redefinir a forma como os jogadores se comportarão em campo; recriando movimentações e organizações táticas reais dentro do jogo. Dessa vez os atletas virtuais não ficarão correndo a esmo, ou pior, avançando intempestivamente na direção da bola.

Dessa forma, não será difícil ver um jogador passando desmarcado por trás da zaga e pedindo por um passe, ou ainda, observar uma movimentação em diagonal de uma atacante, deslocando o defensor e abrindo um caminho para um lateral ou meio-campista.
Essa estrutura proporcionará uma jogabilidade muito mais fluida e natural. Além disso, essas novidades também se aplicam ao comportamento da defesa, que passaram a seguir mais rigorosamente os preceitos táticos selecionados por você.
Assim, organizar a sua defensiva é tão importante quanto atacar. Os jogadores estarão atentos à distância entre si, organizando-se de acordo com as suas ordens para recuar e fazer a cobertura de seus colegas. Além disso, eles também agirão independentemente para fechar eventuais espaços defensivos, bloqueando os atacantes.
Os árbitros também são cruciais para a fluidez geral do jogo e a IA deles foi muito melhorada para garantir poucas interrupções. As decisões foram melhoradas e a vantagem é aplicada com muito mais regularidade em jogadas de impedimentos e faltas. Assim sendo, os árbitros só entrarão em ação quando for realmente necessário, mas mostrarão os cartões uma vez que a jogada esteja parada.
Jogo de corpo
Outra novidade interessante é a remodelação da engine de impactos. Em Pro Evolution Soccer 2012 o jogo estará muito mais “físico” do que nas edições anteriores, ou seja, a força de cada atleta será um atributo importantíssimo para definir quem ganhará a bola naquela dividida acirrada.
O “jogo de corpo” ganha nova importância e, dependendo do porte dos jogadores envolvidos, resultará em quedas e trombadas mais vigorosas. As animações também estão mais realistas, tornando os embates ainda mais “pessoais”.
Por falar nas animações, o jogo também contará com gráficos mais trabalhados. Como resultado você encontrará jogadores mais expressivos, efeitos de luz naturais e novos ângulos de câmeras.
Controle total
Pro Evolution Soccer 2012 também expande o conceito de controle total introduzido na edição anterior. Dessa vez o objetivo é facilitar a seleção dos jogadores, permitindo que você escolha o atleta desejado com maior rapidez.
Assim, o no sistema permitirá a troca de jogadores diretamente através do manche analógico direito — como em FIFA. Esse novo sistema facilitará o controle tanto nas situações defensivas, como nas oportunidades ofensivas.

Além de todas as novidades, Pro Evolution Soccer também trará alguns retornos, como as licenças oficias da UEFA Champions League, da UEFA Europe League e da Copa Libertadores da América. Agendado para o outono de 2011, o título contará com edições para PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii, PSP e PlayStation 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário