quinta-feira, 23 de junho de 2011

PES 2012

By Bruno Hardy


Com o crescimento incontestável da série FIFA, a Konami vem correndo atrás da concorrência desde a estreia de Pro Evolution Soccer nos consoles de sétima geração. A franquia que dominou o gênero durante a época de ouro do PlayStation 2 perde espaço e fãs a cada ano.
Para diminuir o placar adverso, a Konami apresentou uma série de mudanças radicais na jogabilidade de PES 2011. Agora, em PES 2012 as novidades seguem a mesma tendência e prometem refinar as ideias apresentadas no título anterior.
Durante o evento pré-E3 organizado pela Konami, Shingo"Seabass" Takatsuka, diretor executivo da série, apresentou os novos recursos de Pro Evolution Soccer 2012 e destacou as melhorias da inteligência artificial, egine de impactos e o comportamento da bola.
“Joga 11”
Em PES 2012 o sistema de Inteligência Artificial Ativa promete redefinir a forma como os jogadores se comportarão em campo; recriando movimentações e organizações táticas reais dentro do jogo. Dessa vez os atletas virtuais não ficarão correndo a esmo, ou pior, avançando intempestivamente na direção da bola.
Img_normalA nova inteligência artificial fará com que os jogadores procurem os melhores espaços no campo — seja na defesa ou no ataque. Assim, quando um atleta estiver no ataque ele estará sempre se movimentando em busca de uma brecha na marcação. Enquanto que a defensiva adversária tentará marcar os atacantes de perto, atento para os passes e investidas.
Dessa forma, não será difícil ver um jogador passando desmarcado por trás da zaga e pedindo por um passe, ou ainda, observar uma movimentação em diagonal de uma atacante, deslocando o defensor e abrindo um caminho para um lateral ou meio-campista.
Essa estrutura proporcionará uma jogabilidade muito mais fluida e natural. Além disso, essas novidades também se aplicam ao comportamento da defesa, que passaram a seguir mais rigorosamente os preceitos táticos selecionados por você.
Assim, organizar a sua defensiva é tão importante quanto atacar. Os jogadores estarão atentos à distância entre si, organizando-se de acordo com as suas ordens para recuar e fazer a cobertura de seus colegas. Além disso, eles também agirão independentemente para fechar eventuais espaços defensivos, bloqueando os atacantes.
Os árbitros também são cruciais para a fluidez geral do jogo e a IA deles foi muito melhorada para garantir poucas interrupções. As decisões foram melhoradas e a vantagem é aplicada com muito mais regularidade em jogadas de impedimentos e faltas. Assim sendo, os árbitros só entrarão em ação quando for realmente necessário, mas mostrarão os cartões uma vez que a jogada esteja parada.
Jogo de corpo
Outra novidade interessante é a remodelação da engine de impactos. Em Pro Evolution Soccer 2012 o jogo estará muito mais “físico” do que nas edições anteriores, ou seja, a força de cada atleta será um atributo importantíssimo para definir quem ganhará a bola naquela dividida acirrada.
O “jogo de corpo” ganha nova importância e, dependendo do porte dos jogadores envolvidos, resultará em quedas e trombadas mais vigorosas. As animações também estão mais realistas, tornando os embates ainda mais “pessoais”.
Por falar nas animações, o jogo também contará com gráficos mais trabalhados. Como resultado você encontrará jogadores mais expressivos, efeitos de luz naturais e novos ângulos de câmeras.
Controle total
Pro Evolution Soccer 2012 também expande o conceito de controle total introduzido na edição anterior. Dessa vez o objetivo é facilitar a seleção dos jogadores, permitindo que você escolha o atleta desejado com maior rapidez.
Assim, o no sistema permitirá a troca de jogadores diretamente através do manche analógico direito — como em FIFA. Esse novo sistema facilitará o controle tanto nas situações defensivas, como nas oportunidades ofensivas.
Img_normalAlém disso, as opções de configuração pessoal também permitirão que você ajuste o “Suporte para Passes”. Ao personalizar o nível de assistência da inteligência artificial para os passes, os jogadores poderão contar com uma intervenção maior ou menor na execução dos passes — que determinará força, velocidade e resposta do receptor.
Além de todas as novidades, Pro Evolution Soccer também trará alguns retornos, como as licenças oficias da UEFA Champions League, da UEFA Europe League e da Copa Libertadores da América. Agendado para o outono de 2011, o título contará com edições para PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii, PSP e PlayStation 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário